Trajetória do ensino religioso no Brasil e no Rio Grande do Sul: Legislação e prática, de Ruedell, Pedro. Editora Meridional Ltda, capa mole em português, 2005
- Ano de publicação: 2005
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Religião e espiritualidade.
- Subgênero: Religião.
- Número de páginas: 208.
- Dimensões: 160 mm largura x 230 mm altura.
- Peso: 322 g.
- ISBN: 9788520504086.
Características principais
Título do livro | Trajetória do ensino religioso no Brasil e no Rio Grande do Sul |
---|---|
Subtítulo do livro | Legislação e prática |
Autor | Ruedell, Pedro |
Idioma | Português |
Editora do livro | Editora Meridional Ltda |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2005 |
Outras características
Quantidade de páginas: 208
Altura: 230 mm
Largura: 160 mm
Peso: 322 g
Gênero do livro: Religião e espiritualidade
Subgêneros do livro: Religião
ISBN: 9788520504086
Descrição
Este livro trata da evolução do ensino religioso nas escolas oficiais do Estado do Rio Grande do Sul, de 1770 a 1998, situando-o sempre no contexto mais amplo do Brasil. Tem como foco a caracterização da instrução religiosa nas instituições governamentais, discernindo as variações que o acompanharam. As legislações civil e eclesiástica e os agentes promotores da disciplina escolar aqui em questão foram os aspectos definidores para este trabalho. Como o ensino religioso faz parte da educação em sua totalidade e que ambos estão condicionados pelo contexto sócio-econômico-político, a descrição do autor, centrada no assunto deste livro, também abrange esta contextualização. O desenvolvimento da temática se orientou pela pergunta-chave: Qual tem sido e qual é, na prática escolar, a identidade do ensino religioso? A exposição segue a ordem do tempo e se divide em três partes, correspondentes às três grandes situações políticas do país: Colônia, Império e República. A evolução do contexto político e a variação das características do ensino religioso definiram a subdivisão em períodos e momentos distintos durante o Império e a República. Os dados mais significativos do conteúdo estão dispostos cronologicamente em quadros sinópticos, que constituem o fulcro documental e de posicionamentos, a marcar o caminho evolutivo do ensino religioso no Brasil e particularmente no Rio Grande do Sul. A trajetória detalhada neste trabalho, pode ajudar a situar e a compreender melhor o ensino religioso segundo a legislação atual. Co-edição: Unilasalle. Confira a fanpage da Editora Sulina